Dois anos após a morte de Ravi Shankar, sua esposa Sukanya Shankar fala sobre o homem que ela amou e continua a amar. Alguns relacionamentos sobrevivem ao teste do tempo. Em 1973, Sukanya acompanhado Ravi Shankar no tanpura em um concerto no Royal Albert Hall, em Londres. Ela deu à luz a sua filha Anoushka em 1981 e casou-se com Ravi Shankar em 1989.Sukanya conta a história notável de Shankar, de como ela amou e viveu com o maestro por quase 30 anos até sua morte. Quando ela conheceu Shankar em Londres, Sukanya sabia que ela queria ir na viagem da sua vida com ele. “Qualquer pessoa que o encontrou, estava prestes a cair sob seu feitiço. E eu não era nenhuma exceção “, diz Sukanya. Ela chama seu casamento, “um milagre, um encontro divino de duas almas que eram capazes de compromisso incondicional.” Sukanya é uma brâmane Tamil vindos de uma família que estava à vontade com a música do leste e do oeste. A família dela a apresentou a música clássica oriental e ocidental e da ópera. Assim, a música naturalmente foi a primeira conexão. Idade nunca foi uma barreira? Sua resposta é espirituoso. “A grande barreira! Eu desejo que esta barreira tinha sido mais amplo, porque, como eu comecei a ficar mais velho, ele manteve sua aparência jovem, charme e sua energia sedutora. Ele nunca envelheceu até o fim. “Em uma nota séria, ela acrescenta:” Em nossa sociedade, sempre houve relações que têm prosperado apesar de grandes diferenças de idade. O compositor húngaro Kodaly se casou com sua 19-year-old estudante quando ele estava em seu final dos anos 70 e viveu muito feliz até o fim. Eu, pessoalmente, não gostaria que fosse de outra forma. A única desvantagem é que a perda de seu parceiro mais cedo é inevitável, a menos que de outra forma “. Sukanya levantou Anoushka como um pai único para os primeiros sete anos com Ravi Shankar visitar duas vezes por ano. “Essas visitas me manteve até a próxima.” Ela ensinou Anoushka a chamá-lo ‘baba’ e quando ela (Anoushka) tinha idade suficiente para entender, também disse a ela sobre sua meia-irmã Norah Jones e meio-irmão Shubho. O fato de que Anoushka e Norah são os melhores amigos de hoje é um testemunho habilidades parentais de Sukanya. Relembrando esses anos, ela se sente, “O bem e o mal sempre estará lá. Mas o que fez bonito foi que Anoushka assemelhava-lo fisicamente e musicalmente. Sua crescente-up tirou muito da minha dor. Minha gravidez não foi um acidente, ela era muito mais uma filha queria. ” Um dia na vida dos Shankars era “nada chato”, diz Sukanya e acrescenta: “Ele me manteve na ponta dos pés para a maior parte do tempo. Havia música, diversão e humor o tempo todo. Ele gostava de jogar jogos de palavras e pode vencer qualquer um na placa carrom. Para ouvi-lo contar piadas ou histórias foi uma experiência por si só. ” Panditji era um cinéfilo e um foodie e que passou a maior parte das tardes assistindo filmes da era preto e branco. Ele preferiu Bengali cozinha sobre qualquer outra coisa e às vezes insistiu nisso enquanto estava em turnê. Seus favoritos – o dal tadka, Jhol macher, chachodi (curry de vegetais) e Saag – foram feitas por Sukanya mesmo quando hospedado em uma suíte cinco estrelas. Ravi Shankar tinha milhões de fãs em todo o mundo e isso não era por sua música sozinho. Sua benevolência (para rei e plebeu), charmoso personalidade, habilidades de comunicação e inteligência e humildade fez cativante. O mundo pode ver seus relacionamentos com outras três mulheres – Annapurna Devi, dançarino Kamala Shastri e Nova York produtor Sue Jones – como falhou, mas eles sempre tiveram só o amor por ele. O que fez o seu relacionamento com Sukanya especial? Sukanya atribui isso ao fato de que ela é uma Virgem, um perfeccionista, um mestre tarefa. E talvez, como Shankar sempre dizia: “Você não mudou nada desde o tempo que eu vi pela primeira vez! Nós sempre discutimos um monte de coisas e eu respeitei seu julgamento. Felizmente, nunca houve qualquer conflito de egos “. O amor deles parecia transcender o entendimento humano. Ela adorou-o como um século ’20th Krishna, um avatar das sortes. Como ela diz: “Meu lema sempre foi, a minha casa é meu templo, ele é meu deus e meu serviço para ele é a minha oração.” Qualquer pessoa lógica teria questionado isso e eu também “Não é natural que os grandes artistas se apaixonar por pessoas diferentes em situações diferentes. Não faz você se sentir inseguro em tudo como uma mulher? “Ela diz que assunto com naturalidade:” Nem quando o homem o tratou como uma deusa e deu-lhe muito quando ele estava com você. Ele foi muito honesto sobre seus relacionamentos e colocado para fora tudo sobre a mesa e, em seguida, foi a minha escolha. ” A Bharat Ratna e Grammy premiado Ravi Shankar que Sukanya sabia era infantil e curiosa. Ele era um lingüista, fluente em vários idiomas indianos e europeus. “Ele me tratou como se cada dia era meu aniversário. De deixar notas de amor debaixo do travesseiro, na parede, perto do chuveiro, a ousadia de mãos dadas enquanto assistia a um filme, dando um olhar romântico na mesa de jantar, ele sempre mostrou sua afeição por mim. ” Sukanya encontrou o seu senso de humor irresistível. “Você pode pensar em alguém que foi levado às pressas para o hospital em uma ambulância para o pronto-socorro e dizendo a enfermeira lá” Eu senti sua falta, então eu voltei! ” Ravi Shankar morreu em novembro de 2012. Hoje, Sukanya revive cada momento de sua união com a melodia de sua Raga Yaman favorito ecoando em cada canto e esquina de sua casa. Mesmo como Oliver Craske está trabalhando em sua biografia, ela está trabalhando para difundir a sua missão de paz através da música – o EMWM (East Meets West Music) rótulo, que o maestro tinha lançado, para levar seus arquivos para o público. Museu do Grammy, em Los Angeles vai ter uma exposição de um ano, a partir 07 de abril de 2015, comemorando seu 95 º aniversário. A Royal Opera está lançando seu primeiro Magnus Opera em 2016. Sukanya também cuida do Centro Shankar Ravi de Música e Artes Cênicas, em Nova Delhi. De volta para casa, neto Zubin, que tem muito de características lúdicas de seu avô, está lá para manter as mãos mais do que completo. Love through the years: Ravi Shankar and Sukanya Shankar.

A vida com o sultão de cordas – The Hindu.

