O Papel do Surbahar:

Sugere-se que o surbahar foi desenvolvido como um substituto para o vina Rudra, ou compartimento.Originalmente para um desempenho total de uma raag o jogador iria jogar uma Alap, Jhor Alap, eo Jhala no bin. O performer se prosseguir através de uma sitar para o Gat lenta, Fast Gat, um segundo Jhor e Jhala. O problema com esta estrutura era que o vina Rudra embora altamente adequado para o Alap foi pesado e usou uma técnica de reprodução diferente. A invenção de um sitar ‘bass’ desde que a profunda ressonância desejada para a seção Alap enquanto usando uma técnica semelhante à cítara. Ustad Imrat Khan afirma, como os demais, seu tataravô Ustad Sahebdad Khan foi responsável por essa inovação. No entanto pesquisas recentes mostram que citarista baseado em Lucknow Ustad Ghulam Mohammed pode ter sido o inventor. Atualmente, existem duas escolas de pensamento quanto ao papel do surbahar. A tradição Dhrupad considera o instrumento como uma forma “moderna” da Veena Rudra, enquanto o outro ponto de vista é que é um instrumento especializado para alaps estilo sitar.

 

Isto é o que eu tenho dito. Se alguém tiver outra teoria por favor me avise .

 

 

Tamanho e Estilo:

Hoje, o surbahar raramente é usado na música clássica indiana moderna, talvez como resultado do design e tamanho do instrumento é mais variada do que a de cítaras. A cabaça é cortado transversalmente, em vez de verticalmente, o pescoço é mais longa e mais larga e dependendo do fabricante que pode ou não pode não ter uma segunda tumba. Uma outra diferença é a adição de um “pé” na parte inferior da tumba, uma vez que é muito grande para repousar sobre o pé do jogador. Este estilo de instrumento (o meu) é mostrado na ‘página de boas-vindas’; este é o instrumento utilizado pelo Imrat Khan, Shubba Shankram e Kushal Das. (NB Barun Roy é o filho do Hiren Roy, ele assumiu a gestão dos negócios da família com a morte de seu pai). Um estilo de segunda maior, com uma segunda tumba é mostrado acima, eu não tenho certeza do fabricante do instrumento.

 

 

Compra:

Provavelmente, os melhores do surbahar são feitas por Barun Roy e Monoj Kumar Sadar. O instrumento Barun Roy sendo usado por mais proeminentes dos profissionais actuais. Na verdade Kushal Das aconselhou Eu comprei este estilo como era um pouco menor e mais fácil de jogar por períodos prolongados de tempo. Provavelmente, a forma mais barata de obter um instrumento seria visitar suas oficinas! Sei que Barun Roy vai dar uma cotação on-line. Naturalmente, existem várias lojas de música indiana em Londres e em outras partes do Reino Unido. Como generalidade eu encontrei as empresas com sede em Londres a menos de útil e eles não, geralmente, têm surbahars em estoque. Há talvez outros – disse o suficiente. Eu encontrei uma empresa na Alemanha, que, embora mais caro do que a compra direta da Índia, me emprestou o instrumento por um mês, em 50% do seu preço de varejo, com base em venda ou troca. Eles também carregam uma grande variedade de fontes e são extremamente úteis www.india- instrumentos . de

 

Sintonia:

O surbahar Barun Roy é projetado para ser sintonizado em torno Ab – B; Eu entendo que outros estilos podem ser ajustados mais baixo. (Como uma referência cítaras ponto são geralmente afinados em torno de BD)

Técnica: 

Eu só sei de duas diferentes técnicas básicas entre sitar e surbahar.

Ao tocar as cordas chickari jogadores surbahar podem preferir usar o 4 º dedo ao invés do mizrab.

É comum o uso tanto do 1 º e 2 º dedos da mão esquerda junto particularmente para meend em uma seção Alap. Também já vi referências ao uso de dois mizrabs, a segunda no 4 º dedo.

Claro que isso é o que me foi ensinado e nenhuma dessas modificações jogando técnica são essenciais.

Fontes de música surbahar:

Tanto quanto eu estou ciente Imrat Khan é o artista mais prolífico. Gravou uma série de cd com Nimbus Records UK. Outros incluem: Kushal Das, Shubba Sankaram, Pushparaj Koshti & Pt. Ashok Pathak.(Algumas das minhas tentativas mais modestas podem ser acessados ​​a partir da página “About Me”) Também vale a pena ouvir o Rudra Veena como fonte de inspiração.

http://surbahars.com/website/The_Surbahar.html

