A Strange Yaman Gat

  1. Bem, já faz um tempo, mas estou de volta.
  2. Eu estou supondo que você conhece as regras básicas da raga Yaman.
  3. Se você não sabe, então conheça no wikipedia.
  4. Vá aqui – http://en.wikipedia.org/wiki/Yaman_(raga)
  5. Dá a pakad (frase característica), bem como o aaroha (escala ascentende nos trastes ) e o avroha (escala descentente).
  6. Como você pode ver esta raga usa tivra Ma (sustenido) e todas as outras notas são naturais.
  7. Você também pode ver que yaman normalmente salta Sa Pa no caminho da escala.
  8. Quando fui pela primeira vez para a Índia que eu peguei um pequeno livro sobre o como sitar.
  9. Tem um monte de exercícios na mesma, alguns dos quais eu vou postar no futuro, mas também um gat para alguns dos ragas mais populares.
  10. Este é o gat dá para yaman:
  11. yaman
  12. Embora este seja um bom gat agradável para tocar, parece não concordar com as regras gerais do yaman porque há frases que começam no Sa e mover-se para Re imediatamente e também o mesmo com a Pa Dha.
  13. Tenho ouvido discussões sobre não ser realmente quaisquer regras rígidas e rápidas com ragas.
  14. No entanto, para mim soa muito estranho e atípico da raga para fazer esses saltos.
  15. Dito isto, este é um gat pouco agradável de aprender e traz algumas máscaras bonitas da raga.
  16. Quando eu tocar se eu alterá-lo um pouco para que em vez de ir de Sa Re, eu vou de Ni para Re e da mesma forma com a linha Pa Ga Pa Dha.
  17. Este é um pouco mais complicado que o Pa Pa Ga soa bem, mas normalmente você precisa mover para baixo para uma nota diferente antes de ascender ao DHA.
  18. Eu costumo jogar Pa Ga Pa mas tocar o segundo Pa trastes no Ma traste e meended (curvatura da coluna) para Pa, em seguida, deslize para baixo para Ma.
  19. Pode demorar um pouco de prática para obtê-lo direito, mas parece muito bom quando você pregá-lo.
  20. Se você tem os dedos para ele você pode meend acima de Ma para DHA e, em seguida, até mesmo de alta Sa, o que torna o movimento mais fluido.
  21. Isso definitivamente requer alguma prática para obtê-lo com precisão, mas é um tipo bastante comum de frase em yaman por isso vale a pena gastar o tempo fazendo a coisa certa.

 

Cítaras, RAGAS e indianos música clássica: A Strange Yaman Gat.

